terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Tour Virtual a Blizzard


Sempre que leio essa postagem tenho vontade de trabalhar na Blizz !


Pra quem não conhece a Blizzard – e não jogou videogames nos últimos 20 anos – a empresa é responsável por jogos como Diablo, StarCraft, WarCraft e suas diversas sequências. Seu último grande sucesso é World of WarCraft, um RPG online para massas que se tornou fenômeno cultural com seus mais de 11 milhões de habitantes virtuais (crescendo).


Frank e Mike comecam este tour agradescendo aos players por seu apoio e dedicação





A Blizzard foi fundada em 1991, na época sob o nome Silicon & Synapse, e no início era especializada na adaptação de jogos de outros estúdios para plataformas diferentes das originais. Não demorou muito para começar a desenvolver seus próprios jogos e desse período saíram pérolas como Rock N’ Roll Racing e The Lost Vikings. 


A empresa foi então rebatizada como Blizzard Entertainment em 1994, pouco antes de lançar seu primeiro grande sucesso: WarCraft: Orcs and Humans. Desde então a empresa tem conquistado uma legião de fãs, jogo após jogo, e é mais conhecida pela sua filosofia de lançar um jogo apenas quando estiver pronto, não importa o quanto demorar 


– “It’s done when it’s done” – 
(está Feito quando estiver feito)

Chegando inclusive a cancelar projetos em estágios avançados de produção quando não correspondem ao padrão de qualidade exigido internamente.


A Blizzard mudou-se em 2007 para a nova sede, na cidade californiana de Irvine, nos Estados Unidos. Além desse campus – que parece mesmo uma universidade pela sua arquitetura – a Blizzard possui escritórios na Irlanda, França, Taiwan, Coreia, China e, em breve, no Brasil.  Atualmente trabalha em cinco projetos: a trilogia StarCraft II, Diablo III, World of WarCraft: Cataclysm, a nova versão da Battle.net e um MMO secreto mantido a sete chaves pela empresa. ( que eles garantem nada ter haver com WOW)




 


A estátua em bronze de 3,6 metos de altura foi um presente da Weta Workshops para a Blizzard quando a empresa mudou para o campus de Irvine em novembro de 2007.  A peça fica no centro dos três prédios horizontais que compõe o campus da Blizzard, cercada por mesas e bandeiras dos EUA, estado da Califórnia e jogos da empresa. Quando perguntado em qual prédio estava sendo desenvolvido o novo MMO da empresa, sugeriram que era no subterrâneo. Mas logo o representante da Blizzard retrucou: “Não, não… no subterrâneo fica a equipe de Diablo III”.


Brincadeira, lógico…


     










“Dedicada a criar as mais épicas experiências de entretenimento… de todos os tempos.” 


Esse é o lema cravado na placa ao pé da estátua. No centro, um momento “Make Love, Not Warcraft” em plena luz do dia. 
A estátua é rodeada pelos oitos valores centrais que regem a Blizzard:
- Jogabilidade em primeiro lugar;
- Comprometimento com a qualidade;
- Jogue bem, jogue limpo;
- Assuma seu geek interior;
- Todas as vozes são importantes;
- Pense globalmente;
- Lidere responsalvemente;
- Aprenda e cresça.

  
No lobby de entrada do prédio principal da empresa, bonecos de pelúcia gigantes, a estátua do game cancelado StarCraft Ghost e uma réplica da espada Frostmourne, empunhada pelo personagem Arthas em WarCraft III: Reign of Chaos e World of Warcraft: Wrath of the Lich King.


       



Ao lado do balcão de recepção, versões megalomaníacas dos bichos de pelúcia à venda na loja online da Blizzard, em homenagem às montarias principais da Aliança e da Horda no World of Warcraft: gryphon e windrider. (incluindo pet no game)

Miniaturas da estátua de bronze da Weta Workshop foram presentadas a todos os funcionários da empresa para comemorar a mudança de escritório, em 2007. 



Mapa de um dos andares do prédio principal do campus.
     


Artes criadas por funcionários de diversas áreas da empresa decoram a antessala do refeitório.
 
Quadro com dwarves beberrões no refeitório do campus da Blizzard. Na outra parede, uma televisão mantém o povo antenado. Detalhe para o cartaz divulgando um torneio interno do card game baseado em WoW.


Monitores distribuídos na maioria dos corredores oferecem relatórios em tempo real da população virtual ativa nos servidores de World of Warcraft. De uma sala especial chamada Global Network Operation Center – de onde não pudemos tirar fotos - uma equipe controla e monitora os servidores 24 horas por dia, 7 dias por semana. 
A equipe também é responsável por acompanhar notícias em telejornais sobre mudanças climáticas e eventos naturais para se certificarem de que os servidores da empresa estejam a salvo, onde quer que se encontrem. Visualize a sala de controle da NASA e vai ter uma ideia bem próxima do que se trata o GNOC.

      
Alguns dos cartazes divertidos que decoram os corredores da empresa diz respeito a alerta de segurança inspirado naqueles robôs pentelhos de Gnomeragan – uma instância do WoW.
    
Litografias de artes conceituais das expansões de World of Warcraft, em corredor que leva ao Global Network Operations Center.
     
Os funcionários da Blizzard têm acesso a uma academia completa, uma quadra de vôlei de praia que ajuda a matar a saudade do litoral. O campus também conta com quadras de basquete, que hospeda torneios internos durante o verão.
Além disso, os funcionários podem trazer seus cachorros pra visitar o campus e chegamos a ver alguns brincando no gramado – mas via de regra são vistos jogando frisbree com seus donos. Em alguns departamentos da empresa, subir no escritório com os bichinhos é não apenas liberado, como incentivado.


A estátua de Kerrigan, ”rainha das lâminas” Zerg (StarCraft), é relativamente nova – “participou” de apenas dois eventos Blizzcon, evento anual da empresa voltado para os fãs. Mas seu tamanho impressiona, com aproximadamente 4 metros de altura.
    
Ela faz companhia para Illidan, o Demon Hunter, na entrada do prédio que abriga as equipes de desenvolvimento de StarCraft II e Diablo III, assim como a equipe de web. A estátua do Illidan é usada des da E3 de 2006, quando a Blizzard ainda participava do evento.

A representação artística de um Carrier (StarCraft) decora o cantinho de leitura da biblioteca do campus.
        
A biblioteca foi inaugurada há um ano e reúne doações dos funcionários da empresa, como games pra console ou PC, livros de desenvolvimento de jogos, arte, tecnologia, jogos de tabuleiro e outras quinquilharias. Um bibliotecário exclusivamente dedicado ao espaço é responsável por manter o acervo em ordem.
Um Wolpertinger empalhado, animal mítico da região alemã da Bavária que possui versão virtual em World of Warcraft, como um animal de estimação disponível aos jogadores durante o evento Brewfest.
       
O corredor que antecede o andar dedicado ao desenvolvimento de World of WarCraft tem sua parede esquerda decorada com as capas históricas dos jogos marcam a cronologia da franquia, de WarCraft: Orcs and Humans (1994) a WarCraft III: The Frozen Throne (2003). No fundo, uma peça promocional bizarra de WarCraft II: Tides of Darkness.
  
Na parede as duas raças que foram introduzidas na Burning Crusade.
   
Uma competição foi organizada entre diferentes equipes de desenvolvimento de WoW para bolar as melhores soluções para esconder os pilares brancos que teimavam em destoar do clima geral do escritório.... realmente ficou muito bom !
      
Praticamente todos os ambientes do escritório são iluminados por uma quantia mínima de luz, ao invés da luz fria e agressiva presente na imensa maioria das empresas tradicionais. Parece bem agradável e aconchegante. Algumas salas são tão escuras que mais parecem calabouços do jogo Diablo. No centro, desenhos espirituosos em um quadro branco, que provavelmente não estavam mais lá no dia seguinte.
Uma parede inteira dedicada ao Barbarian, da série Diablo
Dá pra sentir melhor o drama da iluminação, né?

   
Uma estátua da unidade Marine, de StarCraft, exposta na parede oposta à mesa uma progamadora, recheada de action figures. Mesas assim são a regra na Blizzard, sempre com muitos bonecos, pôsteres e todo tipo de colecionável. A empresa encoraja seus funcionários a cultivarem seu “geek interior”, inclusive organizando torneios internos de jogos de card games, jogos de tabuleiro e noites dedicadas a partidas de RPG. 


Um cartaz dedicado a esse que é um dos 8 valores centrais que guiam a empresa, lê-se:


“Qualquer que seja sua paixão, é importante que você a assuma. Seu entusiasmo único ajuda a moldar a cultura criativa e divertida que é a Blizzard.”



Uma pintura embasbacante que preenche uma parede inteira remete à luta entre os dragões Deathwing e Alexstrasza, combate que será tema central da próxima expansão do MMORPG da empresa, World of WarCraft: Cataclysm. Parte dessa imagem já havia sido divulgada na forma de um papel de parede para assinantes da revista oficial de WoW. As formas humanas dos dragões que aparecem na lateral, porém, ainda eram inéditas.


     Sala de descontração de onde é possível sentar e admirar a parede acima. Na imagem do centro, a forma humanóide do dragão negro Deathwing, até então inédita aos fãs do jogo. E claro, não podia faltar uma mesa de pingue-pongue.


    Um mapa contendo os “flight-paths” originais de Azeroth em World of WarCraft. E a estátua de Thrall, orc que liderava a facção Horde no jogo, mas aqui encara os esfomeados enquanto fazem um lanchinho na cafeteria do andar.



Algumas das centenas de artes criadas para o card game baseado em World of WarCraft, expostas próximas ao escritório responsável por licenciamentos.

Alguns dos cartazes divertidos inspirados no universo de StarCraft que decoram os corredores da empresa.


     Ao entrada do museu que fica no prédio principal do campus e também abriga uma sala de projeção. Um curador, responsável pela manutenção de todas as peças de arte expostas no campus da Blizzard, é responsável por reunir no museu uma mostra diferente a cada quatro meses. O tema atual é “Jogos em Produção” e abriga artes conceituais e modelos de StarCraft II, Diablo III e World of WarCraft: Cataclysm. Na imagem do centro, alguns dos produtos licenciados pela empresa. À direita, a parede de prêmios recebidos por seus jogos.
   
Rascunhos do desenho de capa do livro Rise of the Horde. 
   Paredes dedicadas a artes conceituais do jogo World of WarCraft: Cataclysm. Alguns quadros são pequenos monitores LCD com personagens em movimento.
       

Cópia do jogo StarCraft que foi levada à estação espacial internacional pelo astronauta Daniel Barry. O astronauta conta que na época de seu treinamento, a única maneira de conseguir se comunicar com sua família era logando na Battle.net e jogando StarCraft com eles. A experiência o marcou tanto que Barry levou sua cópia do jogo consigo quando viajou para a estação espacial que orbita o planeta.


    Paredes inteiras de artes conceituais e obras originais do jogo StarCraft II.
E finalmente, alguns dos itens que são premiados aos funcionários quando completam um tempo determinado trabalhando na empresa. Após cincos anos o funcionário recebe uma espada. Com dez anos de empresa, um escudo. Ao completar quinze anos na Blizzard, é premiado com um anel. E por enquanto é isso – a recompensa por completar vinte anos de dedicação à empresa ainda não foi definida, mas já dá pra imaginar que será algo bem bacana.








Historia da Blizzard




Fonte: Arena Turbo