terça-feira, 26 de julho de 2011

Historia da Blizzard

Blizzard uma das maiores empresas do mundo dos games  !

Tudo  começou com um investimento de US$15 mil. O dinheiro foi um empréstimo feito pela avó de um dos fundadores. Com 20 anos de existência, ela já possui um grande acervo de games premiados.






1991: Fundação da Blizzard por Allen Adham, presidente Michael Morhaime e vice-presidente Frank Pearce. A produtora é fundada com o nome de Silicon & Synapse. Sua sede é na cidade de Irvine, na Califórnia. Inicialmente, ela desenvolveu jogos para outras produtoras e apenas em 1993 criou seu primeiro jogo.



1992: Lançamento do jogo “The lost vikings”. O jogador tinha que controlar três vikings com habilidades diferentes para enfentrar inimigos e resolver quebra-cabeças que surgiam nas 35 fases do game. 
Plataformas: Amiga, Amiga CD 32, Game Boy, Advance, PC, Mega Drive e Super Nintendo.



1993: O game de corrida “Rock n Roll Racing” tinha uma trilha sonora genial para a época, lembrada por muitos jogadores até hoje. O objetivo era sobreviver a corridas chegando em primeiro lugar e utilizando uma série de armas para destruir os inimigos. 
Plataformas: Game Boy Advance, Mega Driva e Super Nintendo.



1994: É adquirida pela “Davidson e Associates” por menos de 10 milhões de dólares, estabelecendo a sua marca como sendo Blizzard Entertainment e rapidamente ganha popularidade e respeito na área de jogos de computador. Atualmente a empresa é composta por mais de 150 profissionais, entre designers, produtores, programadores, artistas e engenheiros de som.




Na pele de Kyle “Blackthorne”, os jogadores tinham que desbravar um mundo alienígena futurista, utilizando diversas armas para enfrentar os inimigos. 
Plataformas: 32X, Game Boy Advance, Mac, PC e Super Nintendo.



No mesmo ano do lançamento do Blacktorne o game de estratégia “Warcraft: orcs e humans” fez enorme sucesso em todo o mundo e definiu todo um gênero. Além de enfrentar tropas inimigas, era necessários coletar recursos como ouro e madeira para fazer construções para treinar tropas, por exemplo. Esse jogo deu início a série Warcraft de jogos RTS (Real Time Strategy – Estratégia em Tempo Real) ambientados em um mundo de fantasia, onde os jogadores podiam jogar controlando unidades humanas ou orcs. Esse jogo ganhou várias premiações, como o 1995 Innovations Award – Consumer Electronics Show e o Strategy Game of the Year runner-up – PC Gamer. 
Plataformas: Mac e PC.




1995: Com o sucesso da primeira versão foi lançado o “Warcraft II: tides of darkness” que conseguiu superar o primeiro em diversos aspectos, recebendo diversos prêmios da crítica especializda e vendendo mais de 1 milhão de cópias. Trouxe mapas maiores, batalhas no ar e no mar e novas armas, além de contar com tradução para o português. 
Plataformas: Mac e PC.



1996: Em novembro de 1996 é lançado o serviço online de jogos Battlenet para dar suporte a novos lançamentos como o Diablo.



O jogo de RPG “Diablo” focado na ação trouxe uma história complexa que agradou aos fãs que, ao final do game, tinham que enfrentar Diablo, o rei do terror. Era possível utilizar diversas armas e armaduras, selecionando personagens com classes diferentes. Já no lançamento o jogo ficou em 1º lugar nos mais vendidos, e mais tarde foi nomeado o Jogo do ano. 
Plataformas: Mac, PC e PlayStation.



1998: Seguindo o estilo de estratégia de Warcraft, Starcraft trazia um enredo espacial. Assim como os jogos da série Warcraft, Starcraft é um jogo de estratégia em tempo real (RTS). O jogador assume o papel de comandante de uma das três raças disponíveis: Terran, Zerg ou Protoss. O grande avanço em relação a série Warcraft foi a grande diferenciação entre as raças disponíveis, porém mantendo o equilíbrio de forças entre elas. 




Ainda neste ano lançou um pacote de expansão para o Starcraft, o Starcraft: Brood War, que adicionou novas unidades para os jogadores controlarem e novas missões para serem executadas.
Outro ponto forte do StartCraft (reforçado com o seu pacote de expansão) é o seu aspecto de multi-jogador. Com isso o jogo ganhou um grande valor de re-jogabilidade, já que mesmo depois de terem jogados todas as missões existentes, as pessoas podiam se enfrentar em batalhas, ou se aliarem para enfrentar oponentes (outros jogadores ou o computador). Esse ponto forte de multi-jogador foi o principal fator que levou o Starcraft a ser usado como um jogo de competições. 
Plataformas: Mac e PC.



2000: Seguindo a mesma sequência de sucessos da Blizzard é lançado “Diablo II”. Os jogadores podiam jogar online, o que permitia formar grupos para enfrentar inimigos. Outro destaque era a possibilidade de se trocar itens com amigos. Na época, houve até o início do comércio virtual de acessórios de jogos online.
Plataforma: Mac e PC.



2001:  Sai a continuidade da lenda, Diablo II: Lord of Destruction,  a história tem prosseguimento, Mephisto e Diablo estão mortos, porém Baal ainda perdura neste mundo.




Não bastando o acréscimo de uma história nova, houve a adição de duas classes ( Druidas e os Assassinos).


 2002: Warcraft III: Reign of Chaos é lançado. Nesse título estão presentes também, alem dos humanos e orcs já existentes no universo de Warcraft, elfos e mortos-vivos. Esse título deu uma nova perspectiva para a série, sendo o 1º jogo de estratégia em tempo real da Blizzard em 3D. 


Como de praxe da empresa, Warcraft III também ganhou um pacote de expansão: Warcraft III: The Frozen Throne, no ano de 2003. 
Plataformas: Mac e PC.



2004: O MMORPG World of Warcraft é lançado em 23 de novembro e até Outubro de 2010 foram registrados um número de jogadores maior do que a população de muitos países, com mais de 12 milhões de pessoas. 
Plataformas: Mac e PC.




 Como todo bom game da Blizz recebeu suas expansões, até agora foram the Burning cruzade (2007), Wrath of the Lich King (2008) e Cataclysm, com mais duas previstas, mas ainda sem data ou nome. Além de melhorias continuas com patchs que corrigem falhas e melhoram o conteudo com novos itens e quests.




2007: Nesse ano a Activision se fundiu com a Vivendi Games para formar a Activision Blizzard, o acordo de US $ 18 bilhões é uma grande mudança se comparado ao de 1995.



2010: Em abril de 2010 a empresa anunciou oficialmente a abertura de um escritório no país. 



É feito o Lançamento do Starcraft 2 em 27 de julho depois de 12 anos do sucesso da primeira versão com investimento pesado em marketing e tradução completa para o português do jogo e site. 




É lançada a expansão “Cataclysm”, que mudou completamente o mapa do game vendendo 4,7 milhões de cópias em um mês. De acordo com a Blizzard, trata-se do novo recorde de vendas em um mês para um jogo de PC. “Cataclysm” já havia sido consagrado o game para computador com a comercialização mais rápida da história: 3,3 milhões de cópias nas primeiras 24 horas, superando a versão anterior de WoW, que detinham o recorde.





Retrospectiva dos games - Ingles e Legenda em espanhol




Entrevista exclusiva com fundadores - Espanhol




Video Glkobo News - Mundo S/A





Jornal da Globo - Coluna Conect
Mostra as diferentes etapas de criação de um grande jogo, indo do processo criativo, design dos personagens à programação.


3 comentários:

  1. Blackthorn, Lost Vikings e Rock n' Roll Racing foram a minha infância nos games! Warcraft e Diablo eu não vou nem comentar!

    Cara, show a história!

    ResponderExcluir
  2. lost vikings eu jogava muuuuuuuuuuuuuito, e ver eles homenageados no cataclysm foi muito foda

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse tópico...eu não conhecia muitos desses jogos listados (tá minha vida de nerd não começou a muito tempo ^^) no post...Muito bom mesmo ^^

    ResponderExcluir